(86) 99434-3896
[email protected]

Saiba como funciona o Internato no curso de Medicina da Afya Parnaíba
O Internato do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e da Saúde do Piauí – FAHESP, constitui uma etapa curricular obrigatória da formação médica e é requisito para a colação de grau. O Estágio Curricular Obrigatório deve ser feito sob supervisão docente, em serviços próprios, conveniados ou em regime de parcerias estabelecidas por meio de Contrato Organizativo da Ação Pública Ensino-Saúde com as Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, conforme previsto no art. 12 da Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013, com carga horária mínima de 35% (trinta e cinco por cento) da carga horária total do curso.
O Internato da AfyaParnaíba terá como preceito a seguinte regra em se tratando de carga horária: mínimo de 30% (trinta por cento) de sua carga horária total para o desenvolvimento de estágio em Atenção Básica e em Serviço de Urgência e Emergência do Sistema Único de Saúde (SUS), máximo de 70% (setenta por cento) da carga direcionada para o desenvolvimento de aspectos essenciais das áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Saúde Coletiva e Saúde Mental, em atividades eminentemente práticas.
As atividades são, obrigatoriamente, realizadas em tempo integral, com dedicação exclusiva do aluno, devendo ter frequência de 100% (cem por cento) em cada estágio do curso para ser aprovado, e participar de todas as atividades programadas. A carga horária de atividade teórica representará, no máximo, 20% (vinte por cento) da carga horária total de cada uma das etapas do estágio.


Matriz curricular medicina internato
Manual de procedimentos básicos internato
Programa de reposição de Módulo
PROJETO DE REINTEGRAÇÃO DE APRENDIZAGEM - 2025.1
AGENDA DE REUNIÕES - COORDENADORES
Contra capa ficha de frequência
Ficha de reintegração de aprendizagem
Guia de ativação de códigos Whitebook
Manual de acesso - Internato AFYA +

Estudo teórico e prático sobre urgências e emergências médicas nas áreas de pediatria, cirurgia, clínica, ginecologia, obstetrícia e psiquiatria de forma supervisionada. Inserção supervisionada do aluno no ambiente ambulatorial e hospitalar, com vistas à capacitação para o atendimento de pacientes de urgência e emergência.

Inserção do aluno no ambiente de trabalho da Atenção Primária em Saúde, de forma supervisionada, com vistas à capacitação para o atendimento dos principais problemas de saúde encontrados nas comunidades locais e regionais. Saúde Coletiva.

Inserção do aluno no ambiente ambulatorial e hospitalar, com vistas à capacitação ao atendimento de mulheres, com afecções ginecológicas e assistência ao ciclo grávidopuerpural.

Inserção do aluno no ambiente ambulatorial e hospitalar, com vistas à capacitação ao atendimento de recém-nascidos, crianças e adolescentes.

Inserção do aluno no ambiente ambulatorial e hospitalar, com vistas à capacitação ao atendimento de pacientes com afecções cirúrgicas.

Inserção do aluno no ambiente ambulatorial e hospitalar, com vistas à capacitação ao atendimento de pacientes com afecções clínicas.