

A formação inclui atividades teóricas, práticas em laboratório, projetos de extensão, eventos como palestras, estágios supervisionados em diversas áreas da Psicologia e estímulo à pesquisa. O psicólogo em formação sai preparado para atuar em múltiplos contextos e com diferentes públicos, com uma visão crítica sobre os aspectos psicossociais, culturais, políticos e econômicos que influenciam a sociedade.
Área de Atuação e Carreira
O psicólogo está apto a trabalhar em consultórios, em hospitais e nas mais diversas instituições e unidades de saúde. Também pode exercer sua função em escolas, ajudando na orientação educacional dos alunos, por exemplo. Em empresas, normalmente participa do processo de seleção, de treinamento de pessoal, bem como na promoção da qualidade de vida no trabalho. Agências de publicidade, instituições judiciárias, presídios, entidades de reabilitação, ONGs e clubes esportivos são outros mercados que constantemente requisitam psicólogos para seus quadros de funcionários.
- Psicologia Clínica;
- Psicologia Organizacional e do Trabalho;
- Orientação Profissional;
- Psicologia Educacional;
- Psicologia Social;
- Psicologia da Saúde;
- Avaliação Psicológica;
- Psicologia do Trânsito;
- Psicologia Jurídica;
- Psicologia Forense;
- Psicologia do Esporte.
Ato autorizativo: Portaria Nº 89, de 27 de novembro de 2025.
Total de vagas: 100 anuais
Matriz Curricular
Portaria
Corpo Docente
Coordenação de Curso
.png)
Demétrio Félix Beltrão da Silva

Bruna Saraiva Candeira
Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Piauí. Possui doutorado em andamento em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar na Universidade de Brasília (PGPDE/UnB). Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí, especialista em Saúde Mental pela Faculdade da Região Serrana - FARESE e especialista em Gestalt-Terapia pela Unyleya. Integra o Grupo de Pesquisas em Psicologia Escolar Crítica e Políticas (PECPol/UnB). Atualmente é professora da Faculdade Afya Parnaíba no curso de Psicologia.

Matheus Barbosa da Rocha
Professor da Afya Faculdade Parnaíba. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre e Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atua nos campos da Psicologia Social, Psicologia da Saúde e Saúde Coletiva, com ênfase nos debates étnico-raciais. No âmbito da pesquisa, tem interesse em trabalhos interventivos e participativos, principalmente junto às seguintes temáticas: processos de saúde-doença; práticas de cuidado em saúde; cultura e saúde; saúde e políticas cotidianas de populações historicamente às margens dos circuitos sociais; tradições culturais e religiosas de matrizes/ motrizes africanas; cidade e processos urbanos; educação e democracia; espaços não-formais de educação e descolonização do conhecimento.